Deivis: 10 jogos que me marcaram no College Football

Nada melhor que aproveitar a offseason para rever grandes momentos do esporte da bola oval. Pensando nisso, elaborei uma lista de 10 jogos que me marcaram no período em que acompanho o futebol americano universitário. Vale frisar que não são os maiores ou melhores: apenas os que mais me marcaram.

10- Rose Bowl 2022: Ohio State 48 x 45 Utah

Confesso que estava naquela ressaca pós-reveillon – esse jogo aconteceu no dia 1 de janeiro de 2022 – e deitei na frente da televisão sem muitas pretensões. Quando Utah abriu 21 a 7 a no começo do segundo quarto, imaginei que Ohio State não tivesse forças para dar a volta por cima. Ledo engano: C.J. Stroud e Jaxon Smith-Njigba acabaram com a partida, bateram recordes e Ohio State venceu num duelo emocionante.

9- 2016, temporada regular: Ohio State 30 x 27 Michigan, na prorrogação

Quando a maior rivalidade do college football acontece com os times estando em segundo e terceiro no ranking nacional, é certeza de grande jogo. Ohio State não só empatou no último segundo, como converteu uma quarta descida na prorrogação. A corrida de Curtis Samuel para touchdown garantiu a vitória e a explosão em Columbus, após uma tensa tarde de sábado.

8- 2008, temporada regular: Texas Tech 39 x 33 Texas

As rivais entraram no jogo pegando fogo, estando invictas na temporada. Os Longhorns inclusive eram os líderes do ranking nacional até aquela semana. Começando o último quarto, os Raiders tinham vantagem de 10 pontos, mas Colt McCoy liderou uma virada que colocou Texas em vantagem com menos de 1:30 no relógio. Com 8 segundos no relógio, Texas Tech tentava se posicionar para o field goal, mas Michael Crabtree queria mais: quebrou um tackle e levou a bola para end zone, explodindo a torcida em Lubbock.

7- 2017, final do college football:  Clemson 35 x 31 Alabama

A redenção de Dabo Swinney, conseguindo a vingança contra Alabama – que havia batido Clemson na final do ano anterior – foi repleta de emoção: somente no último quarto foram 4 mudanças na liderança do placar. Num jogo muito duro, coube a Deshaun Watson conduzir uma campanha de 2 minutos, que culminou no touchdown de Hunter Renfrow faltando 1 segundo para o fim do jogo, garantindo o título. Clemson era, enfim, grande de verdade.

6- 2018, final do college football:  Alabama 26 x 23 Georgia

Um ano após perder para Clemson, Alabama já estava de volta na final do college football. Porém, as coisas não corriam bem: Jalen Hurts estava sendo dominado pela defesa de Georgia e o placar no intervalo era de 13 a 0 para os Bulldogs. Foi quando Nick Saban, num gesto de coragem, trouxe do banco o jovem Tua Tagovailoa. Ele não só empatou o jogo, como virou na prorrogação, com um longo passe para DeVonta Smith. Espetacular!

5- 2019, temporada regular: LSU 46 x 41 Alabama

Joe Burrow e companhia vinham passando o carro no college football, mas falta o teste de fogo: bater Alabama. Num jogo cheio de nuances, além da consolidação de Burrow, vimos Ja’Marr Chase, Justin Jefferson e Clyde Edwards-Helaire confirmando seus status de grandes jogadores. Alabama ofereceu muita resistência, o que deixou essa partida ainda mais especial.

4- Iron Bowl,2013: Auburn 34 x 28 Alabama

Uma das maiores rivalidades do college football não poderia ficar de fora. Alabama era líder do ranking nacional e vencia o jogo até 32 segundos para acabar. Auburn empatou e a bola voltou para os Crimson Tide, que caminharam e se posicionaram para um longo field goal de 57 jardas. Os Tigers colocaram o defensive back Chris Davis no fundo da end zone e o improvável aconteceu: o chute foi curto e ele atravessou o campo para anotar o touchdown. O jogo ficou marcado como Kick Six e está na história do college football.

3- 2015 Sugar Bowl: Ohio State 42 x 35 Alabama

Tenho um apreço acima da média por esse jogo pelo fato de: Urban Meyer x Nick Saban, valendo uma vaga na final do campeonato. Alabama começou com tudo, mas Ohio State tomou conta da partida, virou o placar e controlou o restante do jogo. Quando o time de Saban ameaçou colocar as manguinhas de fora,  Ezekiel Elliott explodiu para conseguir o touchdown de 85 jardas que garantiu a vitória. Masterclass.

2- Rose Bowl, final do campeonato nacional de 2005: Texas 41 x 38 USC

Confesso que acompanhava o college football “por alto” naquela época. Me peguei vendo esse jogo e não podia ter tido mais sorte: um dos mais eletrizantes de todos os tempos, repleto de momentos marcantes e grandes jogadores da história do futebol americano universitário, como Reggie Bush. No fim, Vince Young corre para o touchdown e o título vai para o Texas, num final apoteótico.

1- 2008, temporada regular: Florida 49 x 10 Georgia

Uma explosão: essa é a melhor forma de definir o que esse jogo significa para mim. Tim Tebow, Percy Harvin e companhia faziam tudo de maneira simples, mas muito veloz e o oponente parecia estar sempre numa rotação atrás. Poderia citar inúmeros jogos dos Gators de 2008, mas esse me marcou pela facilidade com que a equipe dominou um excelente adversário. Go, Gators, Go!

Head Coach no Football nacional desde 2009, torcedor do Denver Broncos desde que viu Terrell Davis fazer miséria no Super Bowl XXXII (Mile High Salute!). Apaixonado por Scouting e Draft, ama também a Isabel, Star Wars, Chaves e o Coringão.

Publicar comentário