David Montgomery está atualmente projetado para ser escolhido na primeira rodada em alguns mocks. Seria o primeiro jogador de Iowa State draftado na primeira rodada desde os anos 1970.
O jogador dos Cyclones alcançou a marca de 1146 jardas terrestres na temporada passada e ajudou a pavimentar um caminho para esse ano com muitos scouts de olho no running back de 220 lbs(99kg) e 5’11(1,78m) demonstra sua habilidade como corredor, no jogo aéreo e também protege bem o seu quarterback.
A sua inteligência de leitura do jogo, principalmente em ler blitzes e saber quem bloquear é fácil de se justificar. Montgomery foi quarterback no High School e foi movido para running back assim que chegou em Iowa State. A transição para RB é a mais fácil que tem, mas nem por isso não dá para valorizar a sua evolução como jogador e imaginar que ainda tem muito potencial de crescimento.
Ele começou a temporada como reserva mas naturalmente assumiu o posto de titular no final da temporada. Um ano depois e Montgomery já estava sendo classificado como um dos melhores RBs da nação. Uma de suas qualidades ficou evidente ao assistir os jogos: sua capacidade de fazer os defensores errarem o tackle. Foram 109 tackles errados que ele forçou, o maior número entre os running backs.
“Existe muito pra eu melhorar,” disse Montgomery. “Fazer a transição de QB para RB me ajudou bastante, eu consigo proteger o quarterback melhor. Existem jogadores chaves e leituras para seguir. Eu consigo reconhecer as coisas melhor.”
Na primeira jogada que separei, Montgomery mostra o seu valor no jogo aéreo em uma screen. Considero essa jogada a síntese do que ele é hoje como jogador. Ao ver o resultado, ficamos crentes a acreditar que foi uma ótima jogada e como ele foi bem improvisando, o que não deixa de ser verdade, porém, a sua decisão é questionável. Em uma terceira descida faltando 1 jarda para converter com o seu time atrás 14 pontos no segundo período. Se o jogador adversário #91 conseguisse derrubá-lo, o que era mais provável de se acontecer, Iowa State teria que dar o punt. A decisão mais prudente e sábia seria abaixar o capacete, enfrentar o contato e ganhar a jarda que faltava na marra e nem parecia que seria uma tarefa difícil. Por outro lado, não podemos deixar de exaltar a sua capacidade de fazer errar ângulos dos tackles adversários mostrando boa mudança e senso de direção após o spin.
Na próxima jogada, ele tenta repetir a mesma coisa que funcionou na jogada de cima, porém, dessa vez não dá certo. Ao conseguir escapar do primeiro adversário, Montgomery tinha a oportunidade de converter a primeira descida correndo pelo meio, mas novamente ele quis driblar mais um e acabou sendo tackleado antes de converter. Na NFL, será mais provável acontecer isso do que o que aconteceu na primeira jogada. Os jogadores lá são mais rápidos, mais físicos e mais inteligentes. Ainda precisa aprender que precisa aceitar o que a defesa está te dando e não querer uma corrida longa sempre.
Mas é claro que não podemos deixar de valorizar a sua visão em campo aberto e sua mudança de direção. Em seu segundo corte da jogada abaixo, note como ele ataca verticalmente o campo para conseguir tirar o ângulo do defensor quando ele faz o corte efetivamente.
Para fechar as jogadas aéreas desse post, uma jogada que ele não ganha muitas jardas mas que é muito valorizado em uma análise. A começar pela recepção difícil que é feita, pois o ball placement do QB foi bem ruim, então Montgomery precisa esticar os dois braços completamente para assegurar a recepção e rapidamente reage a chegada do defensor, parando subitamente para que o defensor erre o tackle. Teria tido sucesso caso não houvesse um segundo defensor próximo dele.
Se vocês ainda não entenderam, essa é a maior virtude de David Montgomery: a mudança de direção.
Ele é muito bom em saber quando não tem nada no gap desenhado e paciente para improvisar. Na jogada abaixo, novamente ele mostra que consegue mudar a direção subitamente mesmo estando com pouca aceleração, coisa rara.
Se você acha que por enquanto só viu um jogador de habilidade só, veja a próxima jogada. Equilíbrio, pad level baixo, força nos membros inferiores, competitividade e claro, mudança de direção. Tudo em uma só jogada.
Além da mudança de direção, o que mais me fascina em Montgomery é o seu equilíbrio. Essa é a sua qualidade que o diferencia dos outros.
Ainda acredito ser pouco o que ele mostrou para ser uma escolha de primeira rodada como alguns têm cogitado, mas ele possui habilidades especiais que devem garantir ser um prospecto quente para essa temporada. Marquem o nome, David Montgomery, número 32.