Caleb Williams já dá amostra de seu potencial

by João Gabriel Gelli

Um dos prospectos mais hypados dos últimos anos a chegar na NFL, Caleb Williams é o príncipe prometido que veio para salvar os Bears. Sua trajetória profissional começou nesse mês com duas partidas na pré-temporada. Com base nos poucos snaps que teve, já é possível enxergar o talento e o diferencial que pode causar na liga.

Em termos de números, o calouro acumula apenas 23 dropbacks até o momento. Neles, teve 10 passes completos em 20 tentados para 170 jardas (8,5 por lançamento). Sofreu 7 pressões, mas somente 1 sack. Ainda não teve touchdowns nem interceptações como passador, mas anotou um TD em um scramble.

Quando se assiste o vídeo dos seus snaps, muitas das impressões do seu perfil pré-Draft ficam evidentes. É impossível não ficar abismado com o talento de braço e a capacidade de improvisação que já mostra. Consegue manipular o ângulo do lançamento e alterar mecânicas para otimizar o passe em situações mais congestionadas. Também é capaz de lançar em movimento com muita qualidade, com habilidade para atingir janelas pequenas com ótima colocação. Isto ficou claro na jogada abaixo em que executa o play action, ganha algum tempo com o pump fake e encontra um lindo passe fora da plataforma para um alvo bem marcado e próximo da lateral.

A capacidade de improviso também está muito viva, o que ficou marcado por duas jogadas quase seguidas em uma mesma série de primeira para o gol contra os Bengals. Na primeira, compra tempo, escapa do pocket fugindo de um pass rusher e mantém os olhos no fundo do campo. Nisso, dispara um míssil preciso no canto da end zone para o que seria um touchdown. No entanto, a jogada foi anulada porque Rome Odunze pisou fora do campo antes de voltar e fazer a recepção.

Duas jogadas depois, Williams anotou seu primeiro TD na NFL. Nele, mostrou excelente capacidade de desviar de defensores e manter a jogada viva. Ele encontrou uma área mais livre para fugir do pocket e tentou sinalizar para os recebedores. Contudo, não enxergou um alvo livre e ficou com espaço suficiente para correr até a end zone.

Esta habilidade de esticar jogadas é muito valiosa e se reflete também em algumas estatísticas, como o tempo até o lançamento. Obviamente o espaço amostral é muito pequeno ainda, mas é interessante ver a tradução de uma característica marcante de seu jogo no College. Somente Justin Fields tem um tempo maior do que Williams até agora na pré-temporada. Todavia, ao contrário de seu predecessor como QB dos Bears, Caleb nunca foi de sofrer muitos sacks desnecessários e por enquanto tem evitado as jogadas negativas. Este vai ser um dos pontos mais importantes para se acompanhar em sua primeira temporada na NFL.

Em um lado de melhorias, Williams pareceu um pouco afobado em alguns momentos. Ainda tem espaço para fazer as leituras com mais calma. Também pode estabelecer melhor a base e realizar passes com maior tranquilidade. Assim, conseguirá evitar alguns erros de execução que estão prejudicando sua precisão nessa pequena amostra.

No fim das contas, apesar de os números não impressionarem, o começo de Williams na NFL é bem promissor. É claro que, como qualquer calouro, ele passará por algumas dores de crescimento. No entanto, já está mostrando flashes de seu talento e parece que algumas de suas principais características irão se traduzir para o jogo profissional. Por isso, o torcedor dos Bears tem muitos motivos para ter esperanças.

You may also like

Leave a Comment