A famosa Wide Zone: o que é e como funciona?

by Alexandre Castro

Na semana passada falamos sobre um conceito defensivo que volta com força na liga. Talvez, um correspondente para o lado ofensivo seria o wide zone. Novamente, um esquema que já fora usado anos atrás, recebe alguns ajustes e entra na “moda” da NFL.

Dois safeties no fundo: a nova velha moda da NFL

Vamos lá!

A criação

O conceito de um esquema de bloqueio de zona é atribuído a Kirk Ferentz, treinador de Iowa Hawkeyes, embora seu design de bloqueio não tenha sido amplamente utilizado na NFL até ser habilmente adaptado por Alex Gibbs. A adaptação de Gibbs (com a ajuda de Mike Shanahan) ajudou os Broncos a conquistar vitórias consecutivas nos Super Bowls 32 e 35. No caminho eles ainda tornaram uma escolha de draft de 6ª rodada, o RB Terrell Davis, em um jogador de Hall da Fama. Como Alex Gibbs não está no Hall da Fama do Futebol Profissional está além da minha compreensão.

A partir do uso de corridas em zona, vimos a criação da wide zone por Mike Shanahan/Gary Kubiak/Alex Gibbs dos Broncos. 20 anos se passaram e a árvore de coaching de Mike Shanahan começou a florescer. Sean McVay, Matt LaFleur e Kyle Shanahan se desenvolveram sob a tutela de Mike Shanahan, naquela fatídica foto que já deve ter passado pela sua timeline, mostrando os auxiliares da época nos Redskins. E agora, já deu fruto do fruto, com Zac Taylor se tornando HC dos Bengals e disputando o último SB justamente contra McVay.

As corridas de wide zone, emparelhado com passes no estilo West Coast Offense e play-action, são o que chamamos hoje de times que operam em wide zone, a parte corrida e a parte de passes. Essa junção, elevaram o nível do QB reserva dos Redskins, a escolha de quarta rodada Kirk Cousins e levou Matt Ryan a um MVP em 2016. Por sua experiência nesse esquema mágico, Shanahan foi contratado como treinador principal do San Francisco 49ers em 6 de fevereiro de 2017.

You need to be logged in to view the rest of the content. Por favor faça . Não é um membro? Junte-se a nós

You may also like

Leave a Comment