Jerry Tillery tem crescido muito o seu draft stock semana após semana e isso se explica muito a sua evolução como jogador. Na temporada passada, Tillery já mostrava flashes de um grande jogador mas ainda precisava melhorar a sua técnica em alguns pontos, principalmente no seu uso das mãos. Nessa temporada, Tillery veio para mostrar o seu valor com sangue nos olhos. O seu jogo contra Stanford na semana 5 foi um monólogo do jogador e vi poucas perfomances tão dominantes nesse ano como a que ele teve nesse jogo.
Isso só mostra como em algumas situações que voltar para o ano de Senior é muito vantajoso. Ele não era um jogador para ser escolhido no top-50 no ano passado caso se declarasse e agora é muito provável que saia na primeira rodada.
Abaixo, a primeira jogada que separei é contra Michigan. Tillery, número 99, está alinhado como 3 technique e é responsável pelo gap A do lado esquerdo do Center, toda a linha defensiva faz o flow para o lado esquerdo. A corrida do running back é justamente no gap B, ou seja, não é a responsabilidade de Tillery que já tinha cumprido muito bem a sua responsabilidade porém ele faz mais do que precisava e consegue forçar o tackle do outro lado impedindo o first down e o ataque de Michigan de pontuar na jogada.
A próxima jogada mostra a força de jogo dele. Contra Stanford que possui uma das maiores tradições em jogadores de linha ofensiva, ele consegue jogar o guard no chão como se não fosse nada. E não é uma jogada que pega o guard desprevenido e nem nada do gênero. Ele não teve estatística na jogada, mas simplesmente dominou o left guard.
Novamente contra Stanford em uma jogada rápida que resulta touchdown de J.J. Arcega Whiteside, mas o processo de Tillery novamente está presente e consegue vencer instantaneamente com o seu leverage e o uso das mãos que nos anteriores não conseguia.
Tillery teve quatro sacks no jogo contra Stanford na semana retrasada e começou a dominar logo no primeiro snap da partida. A sua explosão nesse lance fica clara e é de longe o primeiro a encostar no bloqueador que fica sem base para o bloqueio. A jogada também não teve nem sack e nem tackle de Tillery, mas é sempre importante olhar o processo.
Em uma classe recheada de grandes defensive tackles, Tillery é mais um pronto para sair na primeira rodada.