Saquon Barkley era tratado por muitos com um dos melhores prospectos a sair do College e por isso poucos davam importância para o RB2 dos Nittany Lions, Miles Sanders. Sanders foi um jogador altamente requisitado saindo do high school, sendo um jogador 5 estrelas pela Rivals e 247Sports , também considerado por todos como o melhor running back da classe de 2016.
Sanders já estreou em Penn State como um true freshman e bem… você sabe que durante 2016 e 2017 só teve basicamente um jogador carregando a bola. Inclusive, Barkley falou em Agosto sobre o seu ex-companheiro de equipe: “Eu acho que Miles Sanders fez um avanço muito grande do ano passado para esse. Sua identificação de blitz na proteção de passe está muito melhor. Ano passado parecia que ele não sabia o que estava acontecendo. Agora ele está comunicando e fazendo as jogadas certas.”
As 200 jardas terrestres cravadas e os três touchdowns no jogo do fim de semana contra Illinois foi o suficiente para ganhar o prêmio de jogador ofensivo da semana da Big Ten. Sanders estourou nesse jogo mas já vinha mostrando em todas as partidas de 2018 que é um prospecto interessante para o próximo Draft caso se declare.
Sanders é um running back que demonstra possuir uma habilidade de corte súbito e sutil muito eficiente. Note na jogada abaixo como ele dá o primeiro corte na linha de scrimmage e depois novamente já em campo aberto tirando toda a angulação para o tackle do defensor e fazendo com que errem ou no máximo consigam usar apenas um braço para tentar pará-lo, o que complica bastante a vida do defensor.
A linha ofensiva de Penn State é muito boa e uma das melhores da nação, sem sombra de dúvidas, na jogada abaixo, o left guard abre um buraco muito grande pro Sanders aproveitar e explode causando um ângulo errado do safety que assim como falei acima, não é o suficiente para parar Sanders que vai para a endzone.
Na próxima jogada, Sanders faz 3 defensores errarem os tackles.
E ele faz isso constantemente no seu tape.
Sanders não tem um corte elite como tinha Barkley mas tem um corte muito bom e tem algo que Barkley que não tinha. O seu entendimento da situação do jogo de aceitar o que a defesa está dando ao invés de fazer o bounce pra fora e tentar bater o home run com uma corrida longa. Abaixo, uma terceira descida pra duas jardas que ele abaixa o pad e empurra os defensores para conseguir a primeira descida e mover as correntes.
Em uma classe que não há tantos grandes nomes, Miles Sanders tem jogado até aqui o suficiente para garantir menções no dia 2. Questões sobre a OL facilitar muito o jogo dele surgirão ao longo do processo, mas ele consegue criar jardas por si próprio e é uma das grandes surpresas na temporada pra mim. Fiquem de olho!