Mayfield é um dos nomes de Quarterbacks esperado para a classe de 2018. Ele é um dos melhores da classe estendendo jogadas chegando a lembrar Russell Wilson em certos momentos. Consegue comprar tempo dentro e fora do pocket, tanto correndo quanto esperando o momento certo para fazer o passe.
Enquanto está comprando tempo para o passe, ele mantém os olhos scanneando o fundo do campo procurando por algum Wide Receiver preparado para receber o passe.
Na jogada abaixo, ele mostra um pouco disso que falei acima. Após fazer sua progressão, não achar ninguém aberto e sentir a pressão chegando, ele sai do pocket pelo espaço que ficou aberto no pocket e rola para o seu lado direito e consegue finalmente achar Dede Westbrook que consegue ficar bem próximo do first down.
Abaixo, outra jogada contra Ohio State que mostra que Mayfield está sempre olhando o campo esperando a oportunidade, pois ele não fica enrolando para passar, assim que ele sente a chance de se livrar da bola, ele faz o passe após comprar apenas o tempo suficiente para isso.
Nessa jogada contra Auburn, Mayfield desde o momento que recebe o snap até o momento que faz o passe se passam 12 segundos. 12 segundos! É uma daquelas jogadas que enquanto você está assistindo você percebe que o garoto é especial nessa trait. Sua habilidade em fazer defensores errar o tackle é impressionante.
Sua habilidade de improvisação quando a jogada está fadada ao fracasso é incrível. Na jogada abaixo, ele recebe um snap alto e consegue escapar de diversos defensores de Houston para ainda ganhar 6 jardas. Em uma jogada que era para ter perdido 9 jardas, ele ganhou 8. Sua capacidade de estender jogadas é com certeza uma das melhores da classe de QBs de 2018, se não for a melhor.