[USO DAS MÃOS] – OT Mike McGlinchey

by Pedro Pinto

O melhor prospecto para a posição de Tackle em 2018, Mike McGlinchey da universidade de Notre Dame, nasceu no estado da Pensilvânia. Seu tamanho impressiona com 6’8” (2,01m) e 310lbs (141kg), passando a impressão de que nasceu para jogar como Tackle.

Está entrando em seu quarto ano de elegibilidade, garantindo que 2017 será seu último ano na NCAA. Após um 2017 Draft fraco em termos de OTs, o camisa 68 vem para ser a salvação da posição na próxima classe.

O número de traits que poderíamos estudar em McGlinchey é amplo, mas focaremos em um que muitas vezes passa despercebido pelo telespectador: Uso Das Mãos, em inglês “Use Of Hands”. Vamos utilizar a mesma abreviação americana para falar sobre o Uso Das Mãos, que são as siglas UOH. Trata-se principalmente de saber posicionar as mão da forma correta no adversário, mantendo-o distante do próprio peito para impedir que ele possa te controlar e talvez o mais importante, engatar com as mãos com o timing correto.

Neste primeiro exemplo, McGlinchey, sempre plantado na extrema esquerda da linha ofensiva como left tackle utilizando a camisa #68, protege bem o arco e executa o punch na hora correta, atingindo o peito do pass rusher com os braços esticados, evitando que o defensor entre em contato com seu peito e portanto, controlando a situação. Quando o defensor tenta reposicionar suas mãos, McGlinchey reposiciona as suas também, restabelecendo o controle do embate.

via GIPHY

No próximo lance, McGlinchey novamente posiciona bem as mãos, agora utilizando apenas o braço direito e o defensor se vê forçado a tenta colocar as mãos no rosto de McGlinchey, o que certamente não o faria vencer a disputa. Ele acaba vencendo pois o right guard perde campo para o defensive tackle, forçando Kizer a se reposicionar dentro do pocket. McGlinchey, exercendo sua função, não espera por isso, e acaba perdendo para o defensor por uma falha que não foi dele. Imagine se o QB ficasse no lugar e o RG não falhasse. Certamente Mike teria vencido esta disputa.

via GIPHY

Agora na terceira jogada, é possível ver como o UOH correto funciona no jogo terrestre. Ele entra no seu gap e encontra um linebacker pronto para atacar o POA e buscar o tackle. Ele poderia muito bem tentar só bater com o corpo nele, mas sem a garantia de que acertaria. Veja o posicionamento das mãos no peito do camisa 42. Ele faz o punch perfeito e com o que parece ser mínimo esforço, tira o defensor do gap e abre o caminho para o running back.

via GIPHY

Eu ficaria muito surpreso, pelo menos agora no início do processo, se McGlinchey não for um Top 10 pick no próximo Draft.

You may also like

Leave a Comment