Draft Stock: prospectos subindo e descendo nas boards

by Claudinei Junior

A temporada 2020 da NFL terminou, mas isso não quer dizer que o futebol americano acabou por aqui. Logo teremos a franchise tag, free agency e depois o Draft.

Desde o começo da temporada regular, as boards com os prospectos do College se alteram a cada semana. Sempre há algum elemento novo que faz um jogador subir ou cair nos rankings.

O último grande evento que alterou isso foi o Senior Bowl com os jogadores se destacando durante os treinos. Já outros que não foram tão bem perderam valor.

Vamos analisar agora o Draft Stock das últimas semanas de quem estão subindo e descendo nas boards:

Vencedores do Senior Bowl

O que aconteceu com as 10 últimas primeiras escolhas gerais?

Vale a pena escolher um WR no top 10?

Sobe

QB Mac Jones, Alabama

Desde o primeiro jogo de Alabama na temporada se falava que o rookie Bryce Young iria “roubar” a titularidade de Mac Jones em algum momento da temporada. Porém, o que se viu foi o senior protagonista no setor ofensivo e sendo uma das peças principais para a conquista do National Championship.

Jones foi um dos que mais subiu nas boards. Passando de rounds inferiores como sexta rodada para terceira e depois segunda. Minha expectativa é que ele tenha se firmado na primeira rodada após o Senior Bowl.

Ele usou os dias do evento para mostrar que poderia jogar com qualquer jogador e contra qualquer adversário. Demonstrou boa precisão e ótima leitura de jogo durante os treinos.

WR Kadarius Toney, Florida

Bem no começo do processo de scouting quase ninguém colocava Kadarius Toney nas primeiras rodadas. Com pouca produção na universidade, o WR passou de 50 rec e dois TDs nos primeiros três anos para 70 rec, 984 jardas e 10 TD em 2020.

Por conta disso, recebeu o convite para o Senior Bowl e seu valor nos rankings começou a subir. Sua habilidade em correr as rotas é uma das coisas que mais chama atenção dos especialistas junto com as jardas pós recepção.

Com um nível de jogo sólido para a NFL, Toney pode ser uma escolha de fim de primeira rodada ou começo de segunda. Qualquer time que esteja precisando de alguém para completar o grupo de recebedores deve estar de olho nele.

OL Quinn Meinerz, Wisconsin-Whitewater

Nenhum jogador ganhou mais draft stock no Senior Bowl do que Quinn Meinerz. Vindo de Wisconsin-Whitewater, programa da Division III, ele estava abaixo do radar de todos os analistas.

Durante os treinos ele foi muito bem e ganhou muitas batalhas contra prospectos badalados como Patrick Jones II, Pittsburgh e Levi Onwuzurike, Washington.

O jogador superou todas as expectativas para alguém que era cotado para escolha de fim de dia 3. Dependendo das entrevistas com as equipes, Meinerz pode subir ainda mais nos rankings e ser uma escolha de rodada intermediária.

S Richie Grant, UCF

Em uma classe que não há unanimidade na posição de safety, Richie Grant deu um grande passo no Senior Bowl para estar entre os principais da posição. Com muitas versatilidade e balls skill, o jogador mostrou nos treinos tudo aquilo que vimos no tape quando jogou em UCF.

Muitos analistas destacaram ele como um dos melhores no treino, marcando bem os WR, fechando janelas de passe e, claro, fazendo interceptações.

Como os ataques na NFL estão com mais recebedores pelo campo, é fundamental safeties com capacidade de marcar individualmente e descer para o slot. Grant reúne essas habilidade e por isso tem crescido nas boards.

Desce

QB Jamie Newman, Georgia

Jamie Newman foi transferido de Wake Forest para a Georgia, mas deu opt-out em 2020 por causa COVID-19. Sem jogar em alto nível há tanto tempo, o QB pareceu enferrujado durante o Senior Bowl.

Apesar de mostrar a força que tem no braço, sua precisão e o ball placement foram colocados a prova e a avaliação não foi boa. Teve problemas nas leituras e foi interceptado algumas vezes.

Newman está com uma avaliação ainda mais baixa do que tinha antes da temporada 2020. Mesmo assim, alguns times ainda podem estar interessados  por conta da sua mobilidade e o braço forte.

O jogador tem potencial, porém precisará de um desenvolvimento ainda maior que os analistas pensavam. Uma segunda ou terceira rodada era o patamar que pensávamos que Newman seria draftado. Provavelmente agora, ele irá sair no dia 3.

OL Trey Smith, Tennessee

Trey Smith chegou com um grande hype em Tennessee em 2017. Recruta 5 estrelas, ele teve um grande ano como calouro e foi um dos destaques. No ano seguinte, teve problemas médicos que o tiraram do campo por alguns meses.

Chegou a jogar de LT por causa do tamanho (6,5 e 331 lbs), mas foi na posição de guard que ele se encontrou. Com muita força e braço longos, o jogador se destaca no run game, principalmente em corridas de força. Por conta disso, o atleta sempre esteve alto nas board e constantemente aparecia em mocks na primeira rodada.

De algumas semanas para cá, o hype sobre o jogador dimuniu e após o Senior Bowl a queda foi acentuada. Junto com Alex Leatherwood, ambos foram criticados por causa do footwork e tiveram um desempenho abaixo do esperado.

Apesar de eu te-lô mais alto que a maioria, parece que Smith não deve mais ser selecionado entre o fim da primeira rodada ou começo da segunda.

EDGE Patrick Jones II, Pittsburgh

Mais um jogador da ótima linha defensiva de Pittsburgh, Patrick Jones II era ranqueado como top 5 da classe de EDGE em 2020. Com boa produção nos últimos dois anos (17,5 sacks) o jogador estava bem cotado até alguns meses atrás.

Durante o Senior Bowl, ele não conseguiu impressionar os analistas e olheiros e isso não foi bom para o seu Draft Stock. Quando olhamos o tape, vemos um jogador bem polido tecnicamente, mas que não tem nenhuma trait de elite e tem problemas com o pad level.

Com ascensão de outros pass rushers, Jones desceu na board e agora deve sair no final do dia 2.

 

You may also like

Leave a Comment