O torcedor de Atlanta vai me desculpar, mas em duas semanas seguidas, ceder uma virada com o jogo nas mãos é inaceitável. Se tem alguém que está com o cargo em perigo na NFL, esse alguém é Dan Quinn, mas isso é assunto para outra conversa. Hoje vamos falar de coisa boa (ou não) para o torcedor de Chicago que tem o time invicto até o momento e dividindo a liderança da NFC North juntamente com os Packers.
O caso Trubisky
Para você que começou a acompanhar a NFL recentemente vou lhe dar um contexto (desculpem-me se for muito modo palestrinha). No draft de 2017 tínhamos muita conversa sobre os QBs. Os principais eram: Deshaun Watson, campeão nacional, Patrick Mahomes, que demonstrava um excelente teto, Deshone Kizer que tinha feito um bom trabalho com o time de Notre Dame, e um QB que assumira a titularidade de apenas um ano, Mitchell Trubisky.
Eu não vou ser engenheiro de obra pronta aqui e dizer que meu QB preferido naquele draft era o Mahomes. Apesar do alto teto, eu gostava mais do Deshaun Watson. Quando os Bears, que possuíam a terceira escolha geral anunciaram uma trade com os 49ers, achei que seria pelo QB de Clemson. Contudo, ao entregar duas terceiras e uma quarta para o time de San Francisco, Chicago escolhe Trubisky. O QB estaria disponível na escolha 3 e não valeria nem uma pick de top-20, sendo assim, uma das maiores burradas do draft dos últimos tempos (e olhe que torço por Seattle haha).
No bom ou no ruim, Trubisky levou os Bears para os playoffs, no entanto, foi mais mérito de sua excelente defesa, uma das melhores dos últimos tempos e do excelente trabalho do seu HC, Matt Nagy. Apesar dessa campanha era fácil de ver que quando as coisas saíam do script, Trubisky não conseguia improvisar/brilhar/comandar o time como um QB de verdade deve fazer.
Que leitura e execução terrível de Trubiskypic.twitter.com/NHnNZqugOy
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 28, 2020
Essa foi a jogada derradeira que fez com que o HC dos Bears tirasse Trubisky e colocasse o reserva em campo. Foi mais um passe ao melhor estilo dele. Quase mandou um whats para o defensor avisando onde iria ser a bola e faltou colocar a bola no ponto certo, mostrando certa displicência. Só a título de informação, já tem 6 TDs e 3 interceptações nesses 3 jogos.
Trubisky scrambles for 45 yards 😲
(via @NFL)pic.twitter.com/2Ri0NO1dCC
— B/R Gridiron (@brgridiron) September 27, 2020
IRONIC MODE: Talvez ele devesse até pensar numa mudança de posição para TE ou RB para aproveitar sua velocidade. Talvez até ir para o lado defensivo da bola já que mostrou uma boa capacidade de tackle pós sua INT listada acima.
O caso Foles
Nick Foles ➡️ Jimmy Graham para el TD de #DaBears#CHIvsATL #NFL pic.twitter.com/7RgVKziYbE
— SportsferaMX (@SportsferaMx) September 27, 2020
Depois de vencer o SB pelos Eagles numa campanha incrível, isso fez com que os Jaguars dessem um baita contrato para o QB. Contrato de quatro anos no valor de $ 88 milhões com 50,1 milhões garantidos e podendo chegar até 102 milhões com incentivos. Todavia, devido a uma lesão no começo da temporada e um bom desempenho do calouro Gardner Minshew, o QB virou peça “dispensável” para os Jaguars e por uma escolha de quarta rodada, se “livraram” do peso do contrato dele.
Dado o investimento da troca aliado ao fato de assumir 23M no seu teto salarial, imaginava que Foles seria prontamente titular, uma vez que Trubisky nunca foi unanimidade nem para ele jogando Madden com os Bears. A estreia só veio durante a partida da semana 3. Foles substituiu Trubisky no terceiro quarto contra o Atlanta Falcons, com o Bears perdendo por 16 pontos. O QB completou 16 de 29 passes para 188 jardas, três touchdowns e uma interceptação enquanto liderava uma vitória de virada por 30-26.
Trubisky x Foles
Same down, same receiver, same play. Two different quarterbacks. Two very different results.
Mitchell Trubisky gets great protection, sets his feet, and misses Miller.
Foles gets hit as he throws, but finds Miller in stride for the TD.
The results speak for themselves. pic.twitter.com/tewhFbRfMt
— Artūras Karnišovas Fan Club (@arturasfanclub) September 28, 2020
Essa tweet vale mais que mil palavras. Basicamente a mesma jogada, posição e alvo. Foles consegue achar seu recebedor, enquanto Trubisky mostra o quão impreciso ele é em profundidade. São em momentos decisivos que o QB precisa chamar a responsabilidade para si e Trubisky não tem talento para isso.
Veredito
Talvez seja estranho pensar numa troca de “comando” com um time 3-0. Os Bears não estão 3-0 POR CONTA de Trubisky, eles estão 3-0 APESAR de Trubisky. Não que Foles seja a oitava maravilha do mundo, tanto que foi interceptado ontem para machucar um pouco seus stats, mas tem experiência para fazer esse ataque produzir mais. Se o time dos Bears quiser ir longe, Foles tem que ser o titular na semana 4.
O time de Chicago tem boas peças, Jimmy Graham, Anthony Miller, Allen Robinson (que sugeriu que queria ser trocado porque não aguentava mais perder oportunidades por conta de Trubisky) além de Nagy que comanda um ataque criativo. O time ainda tem uma defesa de dar inveja em muitos times, então falta para esse bom exército um comandante que chame a responsabilidade, característica que acho que Foles leva vantagem em relação a Trubisky.
Eu gosto mutcho!
1 comentário
Então comece acertando seus fatos. Trubisky tem 6TDs e TRÊS interceptações na temporada.
Mas a sugestão é: arranje um torcedor dos Bears pra comentar um assunto complexo sobre o qual claramente você não teve tempo de se aprofundar