Caros assinantes do On The Clock, 2 semanas de college football já se passaram! Obviamente, já tivemos alguns upsets e algumas performances decepcionantes de jogadores muito bem cotados para o Draft do ano que vem ou de 2023. Bater o martelo em relação a certas coisas após somente 2 fins de semana de jogos é muito injusto e não é o que fazemos por aqui. Contudo, é possível sim analisar e opinar sobre quem anda deixando a desejar e que, consequentemente, piorou seu stock após essas 2 semanas.
É importante deixar claro que os 4 atletas que listarei abaixo se encontram nesse top 4 negativo devido a uma série de critérios. Ora, todos eles tem níveis altos a serem mantidos e possuem uma cobrança devido ao que demonstraram temporada passada. Todos aqui presentes, no início desta temporada, eram top 5 de suas respectivas posições na maioria das boards e não adianta: em 2 jogos, se no primeiro foi mediano e no segundo jogou muito mal, seu stock caiu; se no primeiro jogou muito mal e no segundo não teve uma grande performance para compensar, seu stock caiu. Simples assim.
Haskell Garrett, IDL, Ohio State
Garrett é um atleta que chegou para este ano com algo para provar, mas, mesmo assim, chegou com um stock alto para sua posição. Chamou atenção do país em 2019 em sua temporada de junior, em 2020 (na curta temporada atrapalhada pela pandemia da COVID-19) melhorou seus números, incluindo uma pick six, e aí decidiu aproveitar o ano adicional de elegibilidade que a NCAA concedeu aos atletas e voltou para o seu “segundo” senior year, na esperança de melhorar mais ainda seu stock.
Ocorre que, o camisa 92, não está perto de atingir seu objetivo nesse início de temporada. “Ora, Daniel, mas ele já tem 8 tackles em 2 partidas! Nesse ritmo será um DT com mais de 40 tackels ao fim da temporada, um baita impacto!” Ok, mas nem sempre estatísticas contam toda a verdade e esse é um dos casos. Garrett não conseguiu penetração e não conseguiu alcançar o backfield dos adversários nessas 2 semanas. A defesa dos Buckeyes está horrível contra o jogo corrido e já cedeu 6 TDs terrestres, mais de 200 jardas contra Minnesota e mais de 250 jardas contra Oregon. Uma DL que mostrava-se promissora na off season, com bons prospectos para o Draft, agora vê-se desesperada para provar seu valor, com foco em Garrett, que não demonstrou dominância alguma contra os IOL que enfrentou este ano.
Brock Purdy, QB, Iowa State
O camisa 15 de Iowa State já começava o ano com olhares desconfiados dos scouts mas ainda assim, era um QB top 5 dessa classe, que tinha acabado de liderar sua equipe em uma histórica temporada de 2020 e que demonstra alguns belos tratos para pelo menos ser um dos QBs selecionados ano que vem.
https://www.youtube.com/watch?v=yINNOkaVleo
No entanto, o senior não lançou nenhum touchdown no ano ainda (mesmo tendo um jogo contra Northern Iowa na semana 1) e teve uma partida horrorosa contra seus arquirrivais, Iowa, na qual lançou para menos de 150 jardas e 3 interceptações. Neste jogo – que inclusive foi o destaque do famoso College Gameday lá nos EUA – Purdy pareceu perdido e, além das INTs lançadas, segurava muito a bola e não conseguia resolver os problemas com suas pernas, como fez muito ano passado. Ele foi colocado no banco no último quarto… No momento, o ataque dos Cyclones se encontra anêmico, muito por causa das sub performances de Purdy e do jogador a seguir.
Breece Hall, RB, Iowa State
Para muitas pessoas, o melhor running back do país entrando nesta temporada, Breece Hall não vem atendendo às expectativas. O junior ainda não passou da marca de 70 jardas em nenhuma das partidas e, mesmo tendo marcado 2 TDs, um em cada jogo, sua atuação contra a grandiosa Northern Iowa e seu papel para o fracasso de seu time contra Iowa, com certeza são o motivo para a piora de seu stock.
Neste fim de semana, faltando 5 minutos para acabar o 3º quarto, com o placar de 14 a 10 para os Hawkeyes, Hall sofreu um fumble perto de sua endzone que resultou em uma recuperação por parte da defesa de Iowa e no touchdown, iniciando o fim da partida para Iowa State. Portanto, não ter mais de 100 jardas com mais de 20 carregadas na primeira semana e depois apresentar o que apresentou num clássico contra Iowa faz com que Hall tenha caído no conceito dos scouts, nesse ponto da temporada.