Encontrar um quarterback do futuro depois da primeira rodada é raro

by Pedro Pinto

Época de Draft e uma das coisas que mais escutamos é que “tal quarterback” pode se desenvolver em um futuro titular na liga, mas não tem potencial para ser uma escolha de primeira rodada. Mesmo sendo uma afirmação correta, os fatos apontam que se você vai buscar um quarterback depois da primeira rodada, a chance dele ser um titular viável para sua franquia é baixa. Existem casos raros que já conhecemos, como Tom Brady que foi selecionado na 6a rodada e Joe Montana que foi selecionado na 3a rodada, mas a grande maioria dos grandes quarterbacks encontraram uma nova casa ainda nas primeiras escolhas do Draft.

Vejamos como exemplo, os titulares das franquias na semana 1 da temporada 2017 (sem levar em conta lesões). Destes titulares, 21 foram selecionados na primeira rodada o que representa 65,6% da liga. Foram levados em consideração DeShaun Watson, que assumiria a titularidade ainda no primeiro jogo, e Andrew Luck que está lesionado. Dos outros 12, são eles: Tom Brady, Josh McCown, Tyrod Taylor, Andy Dalton, DeShone Kizer, Derek Carr, Trevor Siemian, Dak Prescott, Kirk Cousins, Russell Wilson, e Brian Hoyer. Destes, podemos afirmar que apenas Brady, Wilson e Cousins se firmaram na liga, com o restante ou precisando se provar, ou já não são vistos como titulares. Isto prova o quanto o processo de scouting é fundamental para encontrar seu face of the franchise.

Avaliando o Hall of Fame, os números seguem sendo bastante claros com relação à qualidade do quarterback e a rodada onde foi selecionado. Dos 33 membros do Hall of Fame, seja era pré-moderna ou moderna, 19 deles foram selecionados na primeira rodada contabilizando 57,6%. Podemos até considerar que Clarence Parker (#14 overall) e Fran Tarkenton (#29 overall) seriam considerados hoje, escolhas de primeira rodada devido à quantidade de equipes na NFL, o que elevaria a porcentagem à 63.6%, bastante próximo dos 65,6% da liga em 2017.

Estes números simples demonstram que o trabalho de um scout é importantíssimo para que uma franquia possa obter sucesso na NFL. O seu conhecimento e correta avaliação dos traits dos prospectos pode garantir o futuro de uma franquia por décadas.

Clique aqui para acessar a lista de todos os integrantes do Hall of Fame.

You may also like

Leave a Comment